CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS DOS TOLTECAS, MAIAS, ASTECAS E INCAS

terça-feira, 14 de maio de 2013

OS OLMECAS EN LA VENTA


La Venta é um sítio arqueológico pré-colombiano da civilização olmeca situado no atual estado mexicano de Tabasco. A civilização olmeca foi a primeira civilização das Américas. Emergindo dos agricultores sedentários das terras baixas da costa do golfo por volta de 1600 a.C., os olmecas fixaram-se no chamado reduto olmeca, uma área da planície costeira do golfo do México meridional, nos estados de Veracruz e Tabasco. Com dimensões aproximadas de 200 por 80 km, e atravessado pelo rio Coatzacoalcos, o reduto olmeca é onde estão situados os grandes centros olmecas de La Venta, San Lorenzo Tenochtitlán, Laguna de los Cerros e Tres Zapotes. 

Já em 1200 a.C., San Lorenzo emerge como o mais importante centro olmeca. Apesar da existência de provas da ocupação de La Venta em 1200 a.C., apenas com o declínio de San Lorenzo após 900 a.C., é que La Venta atingiu o seu apogeu. Depois de 500 anos como centro relevante, La Venta foi quase totalmente abandonada no início do século IV a.C.. Localizada numa ilha, num pântano costeiro nas margens do então ativo rio Palma, La Venta provavelmente controlava a região compreendida entre os rios Mezcalapa e Coatzacoalcos. O sítio propriamente dito situa-se a cerca de 16 km da costa, e a ilha consiste em pouco mais de 5 km² de terra seca. A maior parte do sítio é constituída por um complexo de construções em barro que se estende por cerca de 20 km ao longo da direção norte-sul, apesar do sítio estar orientado a 8º para noroeste. A zona urbanizada poderá ter coberto uma área de quase 200 ha. Ao contrário das posteriores cidades maias e astecas, La Venta foi construída de terra e argila - os materiais rochosos são pouco abundantes na região.
Grandes blocos de basalto foram trazidos da Sierra de los Tuxtlas, mas a sua utilização foi quase exclusivamente limitada a monumentos incluindo as cabeças gigantes, os "altares" (na verdade tronos) e várias estelas. Por exemplo, as colunas de basalto que cercam o Complexo A foram extraídas de Punta Roca Partida, na costa do golfo a norte do vulcão de San Andrés Tuxtla. Atualmente, a totalidade da extremidade sul do sítio encontra-se coberta por uma refinaria de petróleo, tendo sido em grande parte demolida, tornando as escavações difíceis ou impossíveis. Muitos dos monumentos do sítio encontram-se agora em exibição no parque e museu arqueológico de Villahermosa .
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário