CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS DOS TOLTECAS, MAIAS, ASTECAS E INCAS

quarta-feira, 29 de maio de 2013

OS MIXTECAS

Região Mixteca histórica. Os triângulos representam sítios arqueológicos do pré-clássico, os círculos sítios do clássico e os quadrados representam sítios do pós-clássico.

Os Mixtecas (ou Mistecas, ou Mixteques) são um povo ameríndio da família lingüística Otomanque, habitante dos atuais estados mexicanos de Oaxaca, Guerrero e Puebla, na chamada região Mixteca. A cultura mixteca floresceu no sul do México do século IX ao início do XVI e seus membros foram os artesãos mais famosos do México. Seus trabalhos em pedra e em diferentes metais nunca foram superados. 
 Entre os séculos XI e XII de nossa era, apoderaram-se do Monte Albán, que havia sido abandonado pelos zapotecas. O transformaram em um cemitério, enriqueceram notavelmente seus monumentos funerários e adotaram conceitos arquitetônicos evoluídos como as gregas geométricas de pedras encaixadas que adornam os palácios. Os mixtecos influenciaram o declínio da civilização maia no sul, e permaneceram independentes dos Astecas no norte. A população mixteca atual possui cerca de meio milhão de pessoas, distribuídas em 3 regiões principais:
- a Mixteca Alta (nas regiões frias da sierra Madre do Sul),
- a Mixteca Baixa (seguindo o curso do rio Atoyac) e
- a costa (estados de Oaxaca e Guerrero).

REGIÕES MIXTECAS
A região Mixteca é uma zona cultural, econômica e política partilhada entre os estados mexicanos de Puebla, Guerrero e Oaxaca. Situa-se no sul do México e deve a sua unidade como região a dois fatos distintos:
- por um lado, a presença do povo mixteca, que ocupou historicamente esta região;
- por outro, o facto de que se trata de uma zona em que convergem o Eixo Neovulcânico e a Sierra Madre del Sur.
La Mixteca, como é conhecida no México, ocupa uma superfície de aproximadamente 40 mil quilômetros quadrados.

GEOGRAFIA
A Mixteca é uma região de grandes contrastes. Como foi dito antes, está delimitada pela Sierra Madre del Sur e pelo Eixo Neovulcânico. A oriente, está limitada pelo canhão de Cuicatlán, pelos Vales Centrais de Oaxaca e a região chatina. A ocidente, a Mixteca termina nas serras que limitam os vales de Morelos e a região central de Guerrero. O seu limite sul é constituído pelas costas do Oceano Pacífico. Devido à presença das grandes cadeias montanhosas, a Mixteca caracteriza-se por apresentar um relevo extremamente acidentado, que inclusive tem afetado as comunicações com o resto do México. A Mixteca divide-se em três áreas, em função da altitude do terreno:
- Mixteca Baixa: zona noroeste do estado de Oaxaca e sudoeste de Puebla.
- Mixteca Alta: noroeste de Guerrero e oeste de Oaxaca.
- Mixteca da Costa: corresponde à Costa Chica, que é partilhada pelos estados de Guerrero e Oaxaca.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário