CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS DOS TOLTECAS, MAIAS, ASTECAS E INCAS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

INOVAÇÕES DOS OLMECAS

CRIAÇÕES NOTÁVEIS
Como a primeira das civilizações da Mesoamérica, os olmecas são creditados, ou especulativamente creditados, com muitas criações, tais como:
- Jogo de bola mesoamericano;
- Sangria sacrificial e talvez sacrifícios humanos;
- Escrita e epigrafia;
- As invenções do zero,
- Calendário mesoamericano.
A sua organização política baseada em reinos de cidades-estado fortemente hierarquizados foi imitada por praticamente todas as civilizações mexicanas e centroamericanas que se lhes seguiram. Alguns, como o historiador de arte Miguel Covarrubias, postulam mesmo que os olmecas terão criado os antecessores de muitas das divindades mesoamericanas mais tardias.

SANGRIAS E SACRIFÍCIOS
 Existem fortes evidências da prática de sangrias ou autossacrifícios entre os olmecas. Têm sido encontrados numerosos espigões de raia e espinhos de agave, naturais e feitos de cerâmica, no registro arqueológico da área nuclear olmeca apesar de ser apenas especulativo,
Não foram, até o momento, encontrados objetos sacrificiais olmecas ou com influência olmeca e tão pouco se conhecem obras de arte olmecas que mostrem de forma inequívoca vítimas sacrificiais.

Altar 5 de La Venta. O bebé jaguar-homem inerte segurado pela figura central é visto por alguns como uma indicação do sacrifício de crianças. (Vista frontal)
Em contraste, nos seus lados vêem-se baixos-relevos de humanos segurando bebés de jaguar-homem bastante vivazes. (Vista lateral)

ESCRITA
Os olmecas poderão ter sido a primeira civilização do hemisfério ocidental a desenvolver um sistema de escrita. Símbolos descobertos em 2002 e 2006 foram datados de 650 a.C.20 e 900 a.C. respectivamente, precedendo a mais antiga escrita zapoteca datada de 500 a.C..
Glifos de San Andrés. O conjunto de glifos no topo foi interpretado como "3 Ajaw". Os dois glifos mais abaixo foram encontrados incisos em artefatos de pedra verde semipreciosa. 

BÚSSOLA
A descoberta de um artefacto olmeca composto de hematite apetrechado com uma marca de mira, que se mostrou experimentalmente ser totalmente operacional como bússola, levou o astrônomo estado-unidense John Carlson, após a datação do artefato pelo método do carbono 14, a propor que "os olmecas poderão ter descoberto e utilizado a bússola antes de 1000 a.C." Carlson sugere que os olmecas poderão ter usado tais aparelhos para obterem orientação direcional de habitações e enterramentos.

CALENDÁRIO MESOAMERICANO
O calendário de contagem longa utilizado por muitas das civilizações mesoamericanas subsequentes, bem como o conceito de zero, poderão ter sido criados pelos olmecas. Uma vez que os seis artefatos com as mais antigas datas segundo o calendário de contagem longa foram todos descobertos fora da região maia, é provável que este calendário seja mais antigo que a civilização maia e possivelmente uma invenção olmeca. De fato, três destes artefatos foram descobertos na área nuclear olmeca. Porém, o fato de a civilização olmeca ter desaparecido cerca do século IV a.C., isto é, vários séculos antes da mais antiga data em contagem longa que se conhece, é um argumento contra a origem olmeca.
Estela 2, exibindo a data 7.16.3.2.13, ou De zembro de 36 a.C., a mais antiga data em contagem longa já descoberta. 
INVENÇÃO DO ZERO
 A contagem longa requeria o uso do zero no seu sistema numérico vigesimal. Um glifo com aspecto de uma concha  era usado como um símbolo do zero nas datas em contagem longa, a segunda mais antiga das quais, na estela C de Tres Zapotes, contém uma data correspondente a 32 a.C.. Este glifo é uma das mais antigas utilizações do conceito de zero na história.

O JOGO DE BOLA MESOAMERICANO
Os olmecas, cujo nome significa "povo de borracha" na língua náuatle dos astecas , são fortes candidatos ao título de inventores do jogo de bola mesoamericano, tão disseminado entre as culturas mesoamericanas posteriores e utilizado com propósitos recreativos e religiosos. Uma dúzia de bolas de borracha datando de 1600 a.C. foram encontradas em El Manatí, um paul sacrificial olmeca situado dez quilômetros para leste de San Lorenzo Tenochtitlán. Estas bolas precedem o mais antigo campo de jogo de bola mesoamericano que se conhece descoberto em Paso de la Amada e datando de cerca de 1400 a.C.. O fato de estas bolas terem sido encontradas juntamente com outros objetos rituais, incluindo cerâmica e machados de jadeíte, indica que mesmo nesta data tão antiga o jogo de bola possuía conotações religiosas e rituais.
Campo de jogo de bola de Monte Alban.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário