Artefatos, desenhos, figuras, monumentos e iconografia de estilo olmeca foram encontrados nos registos arqueológicos de locais situados a centenas de quilômetros da área nuclear olmeca. Entre eles incluem-se:
-Tlatilco e Tlapacoya, principais centros da cultura de Tlatilco no vale do México, onde os artefatos incluem figuras ocas do tipo cara-de-bebé e cerâmica com desenhos olmecas.
-Chalcatzingo, no vale de Morelos, com arte rupestre e monumental bem como figuras de estilo olmeca.
-Teopantecuanitlan, em Guerrero, com arte monumental e desenho urbano com características distintamente olmecas.
-Outros sítios mostrando possível influência olmeca incluem Abaj Takalik na Guatemala e Zazacatla em Morelos.
-As pinturas nas cavernas de Juxtlahuaca e Oxtotitlan são atribuídas pela maioria dos investigadores aos olmecas. Têm sido avançadas muitas teorias para explicar a ocorrência de influências olmecas muito para lá da sua área nuclear, incluindo o comércio de longa distância por mercadores olmecas, a colonização olmeca de outras regiões, viagens de artesãos olmecas a outras cidades, imitação consciente dos estilos artísticos olmecas por povoados em desenvolvimento - existe até quem defenda que os olmecas dominavam militarmente os territórios em redor da área nuclear ou ainda que a iconografia olmeca ter-se-á desenvolvido fora da área nuclear. A interpretação geralmente aceite, mas de forma alguma unânime, é a de que os artefatos de estilo olmeca, de qualquer tamanho, tornaram-se associados com o estatuto de elite e foram adotados por caciques não-olmecas numa tentativa de consolidarem as suas lideranças.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário