CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS DOS TOLTECAS, MAIAS, ASTECAS E INCAS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A ARTE OLMECA



As principais formas artísticas olmecas que sobreviveram ao passar dos séculos são a estatuária monumental e pequenas obras em jade.
 Muita da arte olmeca é altamente estilizada e usa uma iconografia que reflete um significado religioso. Contudo, alguma arte olmeca é surpreendentemente naturalista, exibindo uma precisão relativamente à anatomia humana provavelmente apenas igualada na América pré-colombiana pela melhor arte maia da era clássica.
REPRESENTAÇÕES
Motivos comuns incluem bocas descaídas e olhos mongólicos, ambos vistos como representações dos jaguares-homens. Além de temas humanos, os artesãos olmecas dedicavam-se à representações de animais, por exemplo, as vasilhas em forma de peixe e de ave .

Vasilha em forma de peixe, séculos XII-IX a.C. Altura:16.5 cm.  
Vasilha em forma de ave, 1100 - 800 a.C.

Enquanto as figuras olmecas são encontradas abundantemente em sítios datados de todo o período formativo, são os monumentos em pedra como as cabeças colossais a imagem de marca da cultura olmeca. Estes monumentos podem ser divididos em quatro classes:

1- Cabeças colossais . (Terá postagem à parte)
Cabeça colossal no. 6 de San Lorenzo Tenochtitlan 

2-"Altares" retangulares ou, mais provavelmente, tronos.
Altar 5 de La Venta. O bebé jaguar-homem inerte segurado pela figura central é visto por alguns como uma indicação do sacrifício de crianças. Em contraste, nos seus lados vêem-se baixos-relevos de humanos segurando bebés de jaguar-homem bastante vivazes. 

3- Escultura, como os "gémeos" de El Azuzul ou do monumento 1 de San Martín Pajapan.

Um dos "gémeos" de El Azuzul. © George & Audrey DeLange, usado com permissão. 


4- Estelas, como o Monumento 19 de La Venta.

Estes monumentos foram de um modo geral criados mais tarde que os tipos anteriores. Com o tempo evoluíram de simples representações de figuras, como o Monumento 19 ou a Estela 1 de La Venta, para representações de acontecimentos históricos, sobretudo atos de legitimação de governantes. Esta tendência culminaria nos monumentos pós-olmecas como a Estela 1 de La Mojarra, a qual combina imagens de governantes com escrita e datas de calendário.


Lado esquerdo da estela 1 de La Mojarra, onde se vê uma pessoa identificada como o "Senhor da Montanha do Colhedores"
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

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