CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS DOS TOLTECAS, MAIAS, ASTECAS E INCAS

quarta-feira, 15 de maio de 2013

VALE DO MÉXICO

Pintura do Vale do México por José María Velasco Gómez.

O Vale do México é um planalto de elevada altitude no México central, cuja localização coincide aproximadamente com o atual Distrito Federal e com a metade oriental do Estado do México.
 Rodeado por montanhas e vulcões, o Vale do México foi um local central para várias civilizações pré-colombianas incluindo os Teotihuacanos, toltecas e os mexicas. O antigo termo mexica 'Anáhuac' e a expressão bacia do México também são por vezes utilizados para se referir ao Vale do México.
Vulcão Popocatépetl. 
GEOGRAFIA
O Vale do México estende-se por aproximadamente 60 km na direção este-oeste e 80 km segundo o eixo norte-sul. O vale é uma bacia endorreica, sem fluxos naturais de descarga. Como resultado desta característica, grande parte do vale era coberta por uma cadeia de lagos interligados:
Texcoco,
Xochimilco Zumpango
Xaltocan.
Estes lagos foram progressivamente drenados pouco restando da sua extensão original e hoje em dia a área metropolitana da Cidade do México ocupa a quase totalidade do vale.

CLIMA
O Vale do México tem uma altitude média aproximada de 2240 metros acima do nível do mar. Apesar do vale se situar na zona tropical, a elevada altitude torna-o relativamente temperado. A mediana anual da temperatura situa-se entre os 16º a 18°C e as variações sazonais são pequenas. Podem ocorrer geadas nos meses mais frios mas, mesmo em Janeiro, a temperatura média é de 21°C. Abril e Maio são os meses mais quentes. A época das chuvas, que geralmente dura de Maio até ao princípio de Outubro, é responsável por cerca de 80% da precipitação anual, que tem valores da ordem dos 850 mm.
Fonte: pt.wikipédia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário