As quatro cabeças gigantes são sem dúvida os mais famosos artefatos monumentais de La Venta. Foram encontradas até hoje 17 cabeças deste tipo, 4 delas em La Venta, oficialmente designadas Monumentos 1 a 4.
Três destas cabeças (Monumentos 2,3 e 4) foram encontradas a aproximadamente 150 m para norte do Complexo A. Encontravam-se dispostas numa linha ligeiramente irregular, voltadas para norte.
Monumento 2
Monumento 3
Monumento 4
A outra cabeça gigante (Monumento 1) foi encontrada a algumas dezenas de metros para sul da Grande Pirâmide. Pensa-se que as cabeças de La Venta terão sido esculpidas cerca de 700 a.C., possivelmente mesmo 850 a.C. enquanto que as cabeças de San Lorenzo são atribuídas a um período anterior.
Monumento 1
Estas cabeças gigantes podem atingir cerca de 3 metros de altura e pesam várias toneladas. O enorme tamanho das cabeças por si só é causa de muitas especulações sobre o modo como os olmecas conseguiram movê-las. A principal pedreira do basalto utilizado nas cabeças gigantes de La Venta foi localizada em Cerro Cintepec, nos Montes Tuxtla, a cerca de 80 km de distância. Cada uma das cabeças apresenta-se adornada com uma decoração única, semelhante a um capacete. Estes capacetes teriam servido de proteção na guerra e em partidas cerimoniais de jogo de bola. O consenso científico é que as cabeças representam poderosos líderes olmecas.
As faces aplanadas e os lábios grossos característicos das cabeças olmecas, têm sido fonte de grande debate sobre a sua semelhança com características africanas. Alguns insistem que os olmecas eram africanos. Outros dizem que é possível que as cabeças tenham sido esculpidas desta forma refletindo o pouco espaço disponível nos blocos de basalto, e não a verdadeira aparência das pessoas. Outros notam que além dos narizes achatados e lábios grossos, as cabeças apresentam prega epicântica típica de povos asiáticos, e que todas estas características são encontradas ainda hoje nos índios mesoamericanos modernos. Na década de 1940, Miguel Covarrubias publicou uma série de fotografias de obras de arte olmecas e de faces de índios mexicanos atuais com características faciais muito semelhantes. ALTARES 4
Forma encontrados em La venta sete altares de basalto, sendo os mais conhecidos os altares 4 e 5. Estes altares, com cerca de 2 metros de altura e 4 metros de largura, apresentam ambos uma figura elaboradamente vestida e esculpida ao centro. A figura do altar 4 está sentada no interior do que parece ser uma gruta ou a boca de uma criatura fantástica, segurando uma corda que se enrola à volta da base do altar à sua direita e esquerda. No lado esquerdo, a corda está ligada a uma figura sentada feita em baixo-relevo. O lado direito apresenta-se erodido mas pensa-se que fosse similar à cena do lado esquerdo. O consenso atual é que estes "altares" são tronos nos quais os líderes olmecas se sentavam durante rituais ou cerimônias importantes. Isto leva muitos investigadores a interpretar a figura na frontaria do altar 4 como tratando-se de um líder, que contacta com ou é ajudado pelos seus antepassados, as figuras de cada um dos lados do altar.8 Alternativamente, alguns pensam que estas figuras mostram cativos amarrados.
Altar 4 visto de frente
Altar 4 visto de lado
ALTAR 5O altar 5 está voltado para o altar 4, sendo-lhe similar em aspecto e tamanho, exceptuando o fato de a figura central segurar na mão um jaguar-homem bebé inerte, talvez morto. O lado esquerdo do altar 5 apresenta baixos-relevos de humanos segurando jaguar-homens.. Tal como no caso do altar 4, o lado direito do altar 5 encontra-se erodido. Há quem interprete o jaguar-homem bebé na frente do altar 5 como sendo uma representação de sacrifício infantil. Outros, no entanto, vêem aqui uma representação do mito da emergência humana, ou como uma história de uma viagem espiritual. Apesar de não serem tão impressionantes e não tão bem trabalhados, os altares 2 e 3 são semelhantes aos altares 4 e 5. Cada um deles apresenta uma figura central, uma com um bebé outra sem e estão colocados um frente ao outro na aresta sul da Grande Pirâmide.
Altar 5 visto de frente
Altar 5 visto de lado
Fontes:
pt.wikipedia.org
Fotos: Jami Dwyer, Rubens Charles e wikimedia commons
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
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